O que significa VPN e quais as suas funcionalidades
VPN é uma sigla, em inglês, para “Rede Virtual Privada” e que, como o próprio nome já diz, funciona criando uma rede de comunicações entre computadores e outros dispositivos que têm acesso restrito a quem tem as credenciais necessárias. Em outras palavras, você pode compreender a VPN como uma forma de criar pontes de ligação entre diferentes dispositivos via Internet, mantendo os dados de comunicação trocados entre eles codificados e mais seguros, já que sua interceptação se torna mais difícil.
Uma rede desse tipo tem como função ligar dois computadores, via Internet, protegendo as informações trocadas entre eles, graças à encriptação dos dados. No caso da aplicação doméstica, uma VPN pode permitir que você navegue de forma anônima para assim acessar serviços e conteúdos que não estão disponíveis no seu país. Ou seja, mesmo que você more no Brasil e use a Internet da sua casa, a VPN fará com que os sites pensem que você está nos Estados Unidos, por exemplo, por conta do seu endereço de IP. Essa prática é útil para visualizar conteúdo na rede que, por uma série de motivos, não é oferecido no Brasil.
Com o uso de uma boa VPN, você pode usar sua conta para navegar pelo catálogo norte-americano do Netflix e visualizar vídeos do YouTube bloqueados para o Brasil, por exemplo.