Hábitos que podem comprometer seus dados

Embora a internet seja tão importante na vida das empresas, ela esconde certas ameaças que podem colocar em risco o sigilo das operações e os dados pessoais e bancários dos clientes. Os hackers têm sido a principal causa de roubo de informações e problemas no ambiente de TI das organizações, um dos métodos mais efetivos para minimizar as chances de ocorrência de crimes virtuais é a utilização de soluções de segurança, combinadas com ações importantes para a proteção das informações organizacionais como o eficiente treinamento da equipe e a aplicação de políticas para a utilização dos recursos de TI.
Outro fator importante que tem sido um vilão, são os pequenos vícios e hábitos. Todo mundo tem vícios ou hábitos no mundo da tecnologia que podem colocar em risco um serviço ou empresa que você levou quase a vida toda para conquistar. Há muitos hábitos realmente ruins que podem causar danos permanentes ao negócio e à carreira. Eles não são problemas incomuns, e geralmente levam a más decisões, perda de produtividade, desperdício de dinheiro, e violações de dados, para citar apenas algumas desvantagens.
Vejam alguns vícios corriqueiros que podem estar colocando em risco seus dados:

Jargão – Alguns técnicos abusam dos jargões, muitas vezes como forma de mostrar, ou de levar os outros a pensarem que ele sabe mais do que realmente sabe ou faz mais do que realmente faz. Mas o vício no uso do jargão não serve a ninguém. Aplicar incansavelmente todo o jargão técnico disponível em conversas com profissionais de outras áreas é um dos maiores equívocos.  No mínimo, a confusão em torno de siglas e neologismos de TI pode levar a falhas na comunicação que geram frustração e desperdício de tempo.

Poder – Poder pode ser perigoso. Qualquer organização que tenha sofrido administradores de sistema desonestos sabe disso. Como tecnologia é fundamental para as organizações modernas e mal compreendida para aqueles que estão fora de TI, é fácil para os gênios da tecnologia perpetuar feudos. Ter todos os recursos de computação em um departamento de TI enorme, supostamente apto a gerir prioridades e recursos para todos os outros departamentos, simplesmente não funcionam mais. É preciso dissolver os grandes departamentos de TI, dar a cada departamento funcional sua própria equipe de tecnologia e recursos de computação, e permitir que definam suas próprias prioridades.

Dados – O armazenamento barato ou a crença mágica de que o Big Data irá revolucionar a sua empresa, tem deixado muitos profissionais de TI viciados em informações - o que pode levar à sobrecarga de dados, ou pior. O setor de TI precisa ser mais seletiva com os dados que recolhe e conserva.  A má qualidade dos dados pode comprometer seriamente a competitividade de uma organização.

Métodos ultrapassados – Se você ainda está agarrando às metodologias que estava usando 5, 10 ou 20 anos atrás, você tem um problema. Por exemplo, os desenvolvedores de software que se agarram a metodologias ou técnicas de design estruturado podem acabar criando um software obsoleto antes mesmo de ser implementado, ou gastar recursos valiosos para a criação de documentação que ninguém nunca lerá. Seja ágil. Adote metodologias modernas, como programação ágil, e desenvolva uma compreensão dos processos modo que você possa se comunicar de maneira inteligente com as pessoas que têm que usar o que você construir.

Ilusões de segurança – Numa época em que os hackers frequentam as manchetes quase que diariamente, é fácil ver por que muitas empresas de TI têm desenvolvido hábitos de segurança exacerbados. O problema? Você pode investir milhões na construção de uma rede "à prova de balas", apenas para descobrir que ele não é - e nunca será - imune a ataques. Abrace a realidade de que não há nenhuma rede ou organização 100% segura. Feche as brechas de segurança, através da rastreabilidade.

Ilusões de grandeza – A tecnologia evoluiu a uma taxa tão surpreendente que muitos acreditam que tudo é possível - não há trade-off ou sacrifícios necessários. Algumas pessoas ainda acreditam que qualquer problema pode ser resolvido se você apenas alocar os recursos suficientes contra ele, não é bem assim. Caia na real. Desenvolva um portfólio de TI que equilibre riscos e recompensas, e proteja suas grandes apostas.


A Itvale é uma empresa especializada que conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados, além de oferecer o que há de melhor no mercado para resolver estes e outros problemas que por ventura sua empresa esteja enfrentando. Entre em contato e solicite uma visita de um especialista para analisar suas necessidades!
 

Compartilhar