Como planejar a estrutura de TI para sua empresa

Imagine o quanto facilitaria prever o aumento da sua infraestrutura de rede e internet, considerando o crescimento da sua empresa para os próximos anos?

O processo de planejamento e replanejamento consome tempo e dinheiro. Por isso, manter uma infraestrutura de TI segura e que lhe dê o suporte necessário para a expansão do negócio da sua empresa pode influenciar diretamente na produtividade da companhia, redução de custos e até em ganhos ambientais.

Ao planejar a capacidade do seu parque de TI, você pode, por exemplo, saber a hora certa de trocar um servidor, switch, storage e reduzir requisitos de energia e refrigeração, bem como o espaço físico.

Para evitar retrabalho e prejuízo, veja pontos importantes para levar em consideração no momento de planejamento:

 

Pense a longo prazo

O conceito pode parecer básico, mas não é aplicado na prática por muitas empresas. Parte delas não programa a sua estrutura para atender novos funcionários, clientes, crescer geograficamente e suportar a evolução dos aplicativos e a complexidade das transações realizadas via web. Ainda que a sua infraestrutura de TI seja maior que o necessário no momento, reflita! Pois é ela que poderá aliviar dores de cabeça e redução de gastos no futuro.

 

Utilize a computação em nuvem

Se você ainda não tem recursos em nuvem, deveria pensar no assunto. As vantagens principais dessa tecnologia estão na flexibilidade da disponibilização e na retirada de produção, além da possibilidade de ajustar os recursos de acordo com a demanda e o corte de custos com infraestrutura.

 

 Revise os custos operacionais

Reveja continuamente todos os custos do departamento e questione sobre o que pode ser melhorado, renegociado ou agrupado. Com a economia, invista em inovação, entre elas: servidores atualizados e aplicações que permitirão racionalizar serviços como firewall e acesso à internet. A utilização de aplicativos já pode facilitar esse processo, com cálculos do quanto de espaço em disco, memória e servidores virtuais são necessários para a expansão do seu negócio.

 

Documente os seus níveis de serviço

O Gartner aconselha que os gestores procurem documentar e revisar constantemente os seus níveis de serviço para usuários em áreas como configurações, mudanças, problemas e gestão de ativos, para tornar a operação mais ágil e melhorar os processos vitais.

Utilizar a TI sem planejamento é um risco que não se deve correr, principalmente em tempos de crise. Se o desejo é que a sua estrutura de TI seja uma das forças transformadoras da sua empresa, é preciso se planejar de forma assertiva.

Pense sempre em planos contínuos de transformação, ao invés de priorizar um grande projeto individual. Procure parceiros de TI com expertise para auxiliá-lo no projeto da sua empresa a longo prazo.

Compartilhar