Cibercrimes: como lidar com essa nova ameaça

Nestes casos, hackers invadem computadores de empresas e prefeituras e bloqueiam o sistema, impossibilitando o acesso a informações e provocando danos nos serviços administrativos, causando grandes prejuízos econômicos. Segundos dados do Ministério da Justiça, houve aumento de 81% nos ataques realizados por hackers, nos últimos dois anos. 

Com o surgimento dos ataques e ameaças, uma nova abordagem em relação a cibersegurança, se torna cada vez mais necessária. As técnicas tradicionais não são mais adequadas para proteger dados contra os ataques.

Várias dicas podem ajudar a evitar problemas e garantir a segurança das informações, entre elas, a atualização dos softwares; escolha de senhas complexas e a troca periódica delas; backup frequente; administração de usuários, por exemplo, evitando que qualquer um tenha acesso a tudo e o principal deles: bons softwares de segurança. Muitos não ligam para a importância do investimento em softwares que garantam a proteção dos dados.

É difícil mensurar o valor das informações produzidas e trocadas em qualquer instituição todos os dias. São projetos, planilhas, e-mails, relatórios, informações confidenciais de clientes, imagens e outros documentos circulando na rede e, infelizmente, sujeitos a crimes.

Em ataques cibernéticos, as consequências são inúmeras. As instituições podem sofrer grandes danos em relação à credibilidade; imagem; perda de clientes e contratos; plágio; desvios de dinheiro e problemas com custos para conter, reparar ou recuperar esses danos.

Os recentes ataques às prefeituras do Brasil ilustram a grandiosidade do problema e como estamos despreparados, para enfrentá-los.

 

Compartilhar